quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Rosinha disse não à Saúde de Campos

Ficou muito claro para a população que a prefeita cassada Rosinha Garotinho não homologou o concurso do PSF – Programa Saúde Família realizado em 2008 por questões meramente políticas. Declarou diversas vezes na Rádio sem dono, e no blog Momento Verdadeiro, que o concurso estava irregular, mas quando ficou comprovado que o concurso foi uma determinação judicial e solicitação do Ministério da Saúde, Rosinha Garotinho declarou que não existia dotação orçamentária para a homologação do mesmo. Verifico que na verdade não convocou os concursados por questões pessoais e políticas. Faltou vontade.

Segundo Dr. Cléber Tinoco, aqui, onde esclarece que o concurso foi legal. Mas mesmo assim, a Prefeita cassada não quis homologar o concurso, disse não ao povo. Isso foi uma falta de respeito com as pessoas que pagaram, estudaram e fizeram o concurso. Mas vejo que quem sofreu foi  a  população que dependia diretamente  do atendimento em casa . O que  significou uma enorme demanda nos postos e hospitais públicos da cidade. Lembro-me de vários relatos em de pessoas acamadas que ficaram sem nenhum atendimento médico. A saúde de Campos entrou em colapso total.

Em 18 de julho do corrente ano, o prefeito Nelson Nahim fez a seguinte declaração em entrevista à Folha da Manhã:

Folha — Tem também o PSF (Programa Saúde da Família)…

Nahim — O PSF é um grande projeto, mas em função de todas as coisas que ocorreram no passado há uma decisão judicial para que ele não funcione daquela forma e que a Prefeitura realizasse o concurso, que para mim, como advogado, o Judiciário foi induzido a erro. É impossível você fazer um concurso em cima de um programa. O recurso do PSF não é da Prefeitura, e sim do governo federal. Acho um despropósito fazer um concurso público em cima de um programa que pode acabar. E aí? Como ficam aquelas pessoas? Pagaram suas inscrições, foram aprovadas e temos esse quebra-cabeça. Já que a Prefeitura não dispõe de recursos próprios para isso, por essa razão o Emergência em Casa é uma alternativa, não uma solução.

Mesmo com as colocações equivocadas acima, fiquei satisfeito quando o Prefeito Nelson Nahim homologou o concurso. Quem vai sair ganhando é a população de Campos que merece o melhor atendimento. Embora a Saúde continue um caos.

Mas quero saber qual foi a solução encontrada pela Procuradoria do Município para a homologação do concurso do PSF neste momento? Por que não buscaram a solução antes do sofrimento da população? Por que demoraram tanto para atender a decisão judicial?

2 comentários:

  1. Vereador,

    Nem Rosinha nem Garotinho gostam de concursos públicos, a não ser que possam manipulá-los. É só lembrarmos:

    Entre 1999 e 2000, quando Anthony Garotinho era governador, o Corpo de Bombeiros admitiu 59 soldados saídos do concurso de 1998, que não constavam na relação dos aprovados para a segunda fase da seleção (fraude que foi alvo de processo - nº E-09/046/0028/2002 - no Ministério Público).

    Na época, uma reportagem do jornal O Dia mostrou diálogo entre o coronel Carlos Alberto de Carvalho, e o tenente-coronel Tony Tazo Marangoni, em que ambos afirmavam ter conhecimento de fraudes em concursos públicos nos Bombeiros. Segundo eles, estariam sendo incluídos na corporação filhos, filhas e amantes, fraudando a seleção, e políticos também teriam indicado cabos-eleitorais.

    Entre as denúncias, a de que o meio-irmão da ex-governadora e prefeita cassada Rosinha Garotinho, foi beneficiado pela alteração das regras que constavam em edital de concurso para o Curso de Formação de Oficiais Bombeiros, que previa 60 vagas. Altamir foi classificado em 78º lugar, mas no dia seguinte à publicação dos resultados outro editai ampliou as vagas para 87, o que incluiu o irmão de Rosinha entre os aprovados.

    Quando assumiu a prefeitura de Campos em 1997, Anthony Garotinho quis por quis e tentou de todas as formas anular o concurso público realizado no governo do então prefeito Sergio Mendes, em 1996. Garotinho alegava irregularidades no concurso, mas nunca conseguiu prová-las. Não satisfeito, assumiu sua postura ditadorial e antipopular: dez dias depois de assumir a prefeitura, em janeiro de 1997, assina portaria cancelando todas as contratações dos concursados feitas a partir de 1° de janeiro daquele mesmo ano.

    Centenas destes concursados aprovados entraram com ações na justiça, ganharam a causa e assumiram suas vagas dois/três anos depois da realização do concurso.

    Por que o casal Garotinho odeia tanto os concursos públicos? A resposta é simples. Só não vê quem não quer.

    ResponderExcluir
  2. Complementando:

    O nome completo do meio-irmão de Rosinha Matheus é Altamir Barros Dias.

    ResponderExcluir