quarta-feira, 9 de junho de 2010

Molecada

O Blog do Núcleo fez um relato excelente da juventude que atua no PR. Leia o texto na íntegra.

Tem razão o polêmico Vereador Marcos Bacellar (PT do B) quando se refere a "juventude mercenária" para designar um grupamento político destacado para tumultuar a Casa do Povo nas últimas semanas. Trata-se na verdade de uma espécie de "guarda pretoriana" que age à soldo, não tem mais idade para se identificar como "jovens" - embora isso seja mesmo subjetivo - e não compõe o espaço institucional do Departamento de Juventude da Prefeitura, conforme este blogueiro andou se informando.

Por não estarem assim formalmente identificados com o poder executivo e por seu passado volátil na "militância" política, tendo se associado a diversos grupos que ocuparam o poder local nos últimos anos, se prestam bem a tal papel sem envolver diretamente a Prefeita, sua bancada e seu grupo político à sua ação. Tentam se passar por cidadãos que agem de forma independente ou politizada, versão que não se sustenta pela sua falta de expressão e representatividade no movimento estudantil ou qualquer outro movimento de juventude.

Trata-se na verdade de uma "molecada" sem algo melhor para se ocupar e com vícios construídos a partir da relação com grupos políticos que hoje estão na oposição  e, logo, são também responsáveis pela gênese de tal subproduto da política - que são estimulados financeiramente para tentar intimidar a bancada de oposição.

Conforme aponta Saulo Pessanha em seu "Painel Político", na edição de hoje da Folha da Manhã, é preocupante a tensão que se estimula no ambiente do Poder Legislativo local. E é absolutamente irresponsável a utilização de "militância" de aluguel para acirrar o clima político na cidade, tagiversando o debate. Fica a impressão que faltam a situação argumentos para o embate político qualificado.

FÁBIO SIQUEIRA



Comentário:
A inserção da juventude na Política é de extrema importância para renovar quadros, trazer novas idéias e construir um novo caminho. Os jovens não podem ficar omissos, tem que acreditar na força como instrumento de transformação.

No exercício da cidadania, a participação do jovem amplia os espaços públicos, assim acabando com o individualismo na sociedade política. O eleitor jovem deve compreender que a política faz parte do nosso dia-dia e é fundamental para sobrevivência da sociedade.

Mas os jovens não podem fazer da política uma forma de sobrevivência financeira, visando somente o seu bolso. Mudando de partidos de acordo com seus interesses pessoais. Compor a juventude de um partido não é profissão, mas um ideal.



2 comentários:

  1. caro vereador este rapaz maicon é cabo eleitoral de altamir, inclusive constava na folha do governo mocaiber aqui no bairro ele sempre disse que recebia bem mas tinha que repassar boa parte para altamirzinho

    ResponderExcluir
  2. Marcos, o que a prefeita e o seu secretário de agricultura estão fazendo com os funcionários efetivos desta secretaria,e uma covardia, pergunte aos funcionários de carreira e saberá de muita coisa que acontece por lá, coisas que o sindicato dos servidores já esta ciente e não faz nada.

    ResponderExcluir